Localizada nos arredores de Tapalpa e resguardada por uma área arborizada, esta casa de descanso singular se adapta a seu entorno através de dois compartimentos que definem as áreas de uso. No primeiro estão as áreas diurnas: entrada, restaurante, cozinha, estâncias e varanda, cuja elevação sobre o terreno cria um diálogo imediato com os pinos do bosque.
A segunda parte abriga a porção privada da casa, os dormitórios, comunicados entre si por um corredor que enquadra o bosque através de uma janela horizontal. A articulação da ambas as partes se dá pelo vestiário, espaço onde aparece o uso de materiais da região, muros sólidos de pedra e madeira, proporcionando uma sensação de respeito absoluto ao entorno.
Buscando redefinir a casa de montanha clássica – na região – a solicitação da família jovem que queria um espaço de descaso fora da cidade foi fundamental para o resultado da obra.
Arquiteto: Elías Rizo Arquitectos
Arquitetos: Elías Rizo Suárez, Alejandro Rizo Suárez
Colaboradores: Pablo Alexanderson, Rossana Valdivia, Jorge Verdín, Carlos Miramontes, Alma Osnaya, Jenny Camarena, Roberto Contreras, Jenny Mora, Paola Hernández
[caption id="attachment_74772" align="alignnone" width="530"] © Marcos García[/caption]